Back to top

Gigante do Itaguaré

Inserida no bioma Mata Atlântica, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Gigante do Itaguaré, com 358,64 hectares, está localizada no município de Cruzeiro, na porção paulista da Serra da Mantiqueira.

Possui como a sua parte mais alta o Pico do Itaguaré, um dos picos mais altos do Estado de São Paulo, com 2.308 metros de altitude. Ela protege nascentes que vertem para o Ribeirão Brejetuba e alimentam o Rio Paraíba do Sul, que abastece, entre outros, a região metropolitana do Rio de Janeiro.

EPA

Das 35 possibilidades descritas na Matriz de Oportunidades, a Gigante do Itaguaré apresenta potencial para 24 oportunidades de geração de renda.

Clique na imagem e baixe o EPA resumido da RPPN Gigante do Itaguaré. Para uma apresentação do EPA completo, entre em contato conosco.

capa do EPA do Gigante do Itaguaré

Área de Soltura e PSA

A Gigante do Itaguaré está cadastrada na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo (SIMA) como Área de Soltura e Monitoramento de Fauna Silvestre (ASMF).

Com isso, a RPPN foi habilitada para receber a remuneração por serviços ambientais prestados pelos ativos ambientais da reserva.

O projeto técnico para qualificação da área com ASMF foi elaborado pela equipe de consultores da Jataí, assim como o encaminhamento e acompanhamento do projeto junto ao órgão ambiental.

Áreas de Soltura e Monitoramento de Fauna Silvestre são empreendimentos homologados pelo órgão ambiental competente, neste caso, a SIMA, autorizados a receber, soltar e monitorar animais silvestres.

Foto do Pico do Itaguaré