Back to top

Etudo de Potencial Ambiental

Faça um diagnóstico quali-quantitativo dos ativos ambientais de sua propriedade.

O diagnóstico do EPA é aplicado a uma matriz de oportunidades que revela os potenciais de geração de recursos estratégicos por meio da conservação ou de atividades e negócios sustentáveis.

Com o EPA em mãos é possível escolher quais oportunidades serão desenvolvidas para geração de recursos com os ativos ambientais da propriedade.

Este é um serviço especializado para proprietários rurais com áreas de vegetação nativa que desejam investir em negócios sustentáveis com seus ativos naturais conservados.

Acesse aqui o EPA do Gigante do Itaguaré

Matriz de Oportunidades

A matriz de oportunidades mede o potencial de geração de renda direta com atividades que contribuem com a conservação.

Ela mede o potencial de geração de recursos em opções como ingressos para visitação, hospedagem, alimentação e venda de produtos relacionados à área conservada.

Também avalia o potencial de captação de recursos via pagamentos por serviços ambientais, ICMS Ecológico, carbono removido e compensação de reserva legal.

Considera, ainda, as oportunidades de geração de recursos indiretos como isenção de ITR, atração de pesquisas científicas e marketing socioambiental.

Conheça o método

O método de avaliação do potencial ambiental e as oportunidades de geração de valor estão descritos no livro Conservação em Ciclo Contínuo – Como gerar recursos com a natureza e garantir a sustentabilidade financeira de RPPNs. Adquira o livro na editora Essential Idea.